/// Notícias

Cia LaMala traz memórias do circo clássico ao teatro Dailor Varela

A Cia LaMala traz nesse espetáculo uma identidade criativa e inovadora. / Foto: Divulgação.

Cia LaMala traz memórias do circo clássico ao teatro Dailor Varela


15.08.2023
O teatro Dailor Varela, da Casa de Cultura Flávio Craveiro, recebe a Cia LaMala, com o espetáculo "Charivari Circo”, que busca inspiração nas caravanas de circo para a apresentar a união do circo tradicional ao contemporâneo, com experimentações ousadas. A apresentação é gratuita e terá sua estreia nesta sexta (18), às 19h30. Não é necessário fazer reserva de ingressos. O espetáculo é viabilizado por recursos do Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

O espetáculo tem como essência as memórias de dois arlequins, interpretados pelo casal de acrobatas Carlos Cosmai e Marina Bombachini. Apaixonados pela vida e pela arte circense, eles unem, neste espetáculo, as memórias do circo clássico com muita inovação. Tudo começa com um pequeno vagão sendo puxado por uma bicicleta com a roda dianteira gigante, sintetizando a essência do circo, a itinerância e o picadeiro. Ao fundo, o mesmo vagão se transforma em circo, com picadeiro circular e assume mais funções como camarim, cozinha e palco.

A idealização do espetáculo veio da Marina e Carlos e a direção é por conta de dois grandes artistas: Fernando Sampaio e Luciana Viacava. Pela a estreia do show ser em São José dos Campos, após o espetáculo, haverá um bate-papo entre os artistas e o público sobre a trajetória e escolhas artísticas da companhia, bem como sobre o processo de criação de "Charivari Circo".

Para Marina, o espetáculo só nasce quando encontra os olhos do público. "Não tem espetáculo sem plateia, por isso gostamos de poder trocar com todos, colegas, artistas, sobre o processo de criação, as impressões sobre trabalho. É importante ter esse espaço de troca. São José dos Campos foi uma opção justamente por ter muitos artistas, tanto para fomentar, como para levar nossa experiência para lá. Queremos contribuir para o fomento da atividade circense”, explica.

Fundada em 2005, a Cia LaMala é uma companhia paulista que desenvolve uma pesquisa cênica que combina habilidades e técnicas circenses de mão a mão, além de explorar a multiplicidade artística com referências das matrizes brasileiras no corpo circense. Hoje, soma um repertório de sete espetáculos explorando diversas modalidades acrobáticas, com uma abordagem crítica e afirmando uma identidade criativa surpreendente e inovadora.

"Queremos proporcionar para o público esses momentos de suspensão da realidade, esses momentos mágicos e de revisita ao imaginário circense de maneira divertida, leve, ingênua e poética”, disse Marina.

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .